Projeto de passarela não precisa prever impacto

Jornal O Globo | 29/01/2014 Para engenheiro, seria como projetar prédio para resistir a choque com avião RIO - A passarela que desabou nesta terça-feira na Linha Amarela, após ser atingida por um caminhão cuja caçamba estava levantada, não tinha necessariamente que ser construída prevendo um impacto daquela natureza. Segundo o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian, não há estruturas semelhantes construídas no Rio considerando a possibilidade de um acidente desse tipo, até porque, numa via expressa como aquela, é proibido o tráfego de veículos de altura superior à da que ruiu, que tinha 4,5 metros e 42 de […]

A 85 km/h, caminhão bateu com força equivalente a 120 toneladas em passarela

  Jornal O Dia | 29/01/2014 Engenheiros dizem que choque do veículo derrubaria qualquer estrutura semelhante. Paes diz que Lamsa terá que reconstruir caminho da Linha Amarela Rio - Para engenheiros especialistas em cálculos e estruturas ouvidos pelo DIA , a queda da passarela foi uma fatalidade. Segundo eles, o caminhão basculante, pesando mais de 10 toneladas e trafegando a uma velocidade de 85 km/h, conforme afirmou o motorista, causou um choque de pelo menos 120 toneladas contra a passarela, que tinha 120 toneladas. “Nenhuma passarela, de aço ou concreto, resistiria a impacto tão brutal”, justificou o conselheiro do Crea-RJ […]

Clipping: 29/01/2014

Pane, erro e ação intencional estão entre as hipóteses Jornal O Estado de São Paulo | 29/01/2014 Para especialista, motorista pode ter acionado o mecanismo para esconder placa ou a caçamba se levantou por defeito mecânico RIO - Três engenheiros ouvidos pelo Estado concordam: o choque da caçamba do caminhão foi suficiente para derrubar a passarela da Linha Amarela, sem que necessariamente ela tivesse algum problema estrutural. O fato de o veículo trafegar a 85 km/h fez o peso jogado contra a estrutura ser de aproximadamente 100 toneladas, o que faria tombar qualquer passarela metálica, segundo eles, ou até mesmo […]

Informe do Clube de Engenharia - 29 de janeiro de 2014

Jornal da CNT entrevista Marcio Patusco   Com a perspectiva dos megaeventos uma das grandes preocupações de especialistas está nos serviços de telecomunicações. Quanto maior a demanda de usuários, com a atual conjuntura na prestação de serviços de telefonia, a tendência é a redução notória da qualidade. Sobre a situação do serviço de celular por ocasião da Copa, o diretor técnico do Clube de Engenharia, Marcio Patusco, fala na noite de hoje ao telejornal da rede de televisão CNT. A entrevista vai ao ar às 22h45, no Jornal da CNT. ________________________ Legado Olímpico: Clube debate o caso da Lagoa Rodrigo […]

Ferrovias: patrimônio público em risco

Dos menos de 30 mil km da malha ferroviária brasileira, cerca de 10 mil foram construídos ainda durante o período do Império. Após as privatizações no setor, os investimentos tornaram-se ainda menos. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, ela encolheu cerca de 50%. Mesmo com uma rede ferroviária insuficiente, a Resolução 4.131/2013 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autoriza a desativação e devolução ao Poder Público de trechos ferroviários explorados pela concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A empresa devolverá 742 km de trechos considerados “antieconômicos” e mais 3.247 km de trechos ditos economicamente viáveis. Os trechos serão substituídos […]

Trânsito sem Perimetral fica caótico

Jornal Destak | 28/01/2014 A forma com que a interdição foi conduzida recebeu críticas do Clube de Engenharia. Segundo o diretor da entidade, Luiz Carneiro, o fechamento do elevado foi feito no momento errado. "Lamentamos que o antigo vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, tenha declarado numa palestra na sede do Clube - declaração gravada e documentada -que a prefeitura somente ia fazer a demolição da Perimetral depois que todas as vias subterrâneas estivessem prontas", comentou.  

A telefonia fixa que a sociedade quer

Instituto Telecom | 27 de Janeiro de 2014 A qualidade da telefonia fixa vem diminuindo acentuadamente, tanto em termos dos indicadores de qualidade quanto do atendimento pelos call centers. A terceirização e a negligência no cumprimento das normas de qualidade por parte das operadoras, sem a devida fiscalização da Anatel, são algumas das causas dessa queda. Na tentativa de mudar esse quadro, o Instituto Telecom e o Clube de Engenharia elaboraram algumas considerações e sugestões que serão em caminhadas à Anatel na forma de respostas às 31 perguntas da pré-consulta sobre a renovação dos contratos de concessão da telefonia fixa. As […]

Clube de Engenharia diz que Perimetral está sendo derrubada de forma 'açodada'

Jornal O Globo | 28/01/2014 RIO - Ao decidir começar a derrubar e fechar totalmente o Elevado da Perimetral, sem a construção das vias subterrâneas alternativas, previstas no projeto, a prefeitura fez a opção de tornar caótico o trânsito na cidade. A dura avaliação foi feita pelo engenheiro Luiz Carneiro, diretor do Clube de Engenharia, que critica a “forma açodada” como tem sido feita a derrubada do viaduto. Segundo Carneiro, a demolição foi feita de forma diferente da que foi prometida e divulgada.  

Clube de Engenharia critica fechamento da Perimetral antes de novas vias

Motoristas e passageiros de ônibus e táxis enfrentam martírio. Alguns seguiram a pé. Prefeitura abriu agulha emergencial, mas engarrafamentos foram inevitáveis Rio - O nó no trânsito do Centro sem a Perimetral fez com que a chegada e saída do trabalho fosse mais difícil nesta segunda-feira tanto para motoristas quanto para quem seguiu os conselhos da prefeitura e optou pelo transporte público, especialmente os ônibus. “Levei quase duas horas para chegar ao estágio no Detran. O trânsito parou na descida da Ponte e nada andava. Praticamente perdi o dia de trabalho e não consigo voltar para Niterói, já que não […]

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