No Congresso de Meio Ambiente, no Clube de Engenharia, 
questões vitais para o planeta: água e saneamento 

Em sete dias o Clube de Engenharia realizará a décima primeira edição do Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente. Entre os dias 24 e 26 de junho, autoridades públicas, empresários, técnicos e acadêmicos irão debater temas dos mais atuais e relevantes para a vida: a água e o saneamento. Com as inscrições abertas até a segunda-feira, dia 22 de junho, às 12 horas (clique aqui para se inscrever), o XI CBDMA se somará às edições anteriores do evento como mais uma realização do Clube de Engenharia para, junto da sociedade civil e autoridades, discutir a saúde do planeta e as intervenções do homem.

 

A primeira edição do Congresso aconteceu em 1980, antes do tema “meio ambiente” estar em evidência no Brasil e no mundo. Naquele ano, a edição inaugural abordou a queda da qualidade de vida e os desequilíbrios desastrosos que resultavam na escalada da poluição. Era um primeiro e pioneiro sinal de alerta. A segunda edição, em 1987, já contava com relevância suficiente para ter como palestrante o deputado Ulisses Guimarães, então presidente da Assembleia Nacional Constituinte. Um ano depois, nascia a primeira legislação nacional voltada para o meio ambiente no país, tema do terceiro congresso.

A última edição do CBDMA, realizada em 2011, trouxe tema que, por não ter sido focado também por governos e autarquias públicas, levou Rio de Janeiro e São Paulo a enfrentarem a ameaça ao abastecimento dos maiores centros urbanos do país. “Cidades: Qualidade de Vida e Justiça Social” foi o foco da décima edição, que alertou para o crescimento das cidades sem o cuidado necessário para sua sustentabilidade. Nomes como Sérgio Besserman e Ricardo Rezende apontaram a necessidade imediata de se atentar para a questão e a urgência de ações efetivas. Em 2015, as fontes hídricas que abastecem São Paulo secaram e o Rio está ameaçado. O congresso que tem início na próxima quarta-feira, dia 24, aprofundará o debate, em busca de avanços concretos nessas e em outras questões que degradam o meio ambiente e ameaçam a vida dos povos.

Não deixe de se inscrever! O prazo termina na próxima segunda-feira, 22 de junho, às 12h. Para mais informações sobre o congresso, programação e trabalhos, clique aqui.

Para se inscrever, clique aqui.

(I)mobilidade urbana em pauta 

Na próxima sexta-feira, dia 19 de junho, o Clube de Engenharia receberá, no auditório do 22º andar, o deputado federal Alessandro Molon; o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Marcio de Queiroz Ribeiro e o subchefe da Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL) do Clube, Fernando Mac Dowell. Os convidados comporão a mesa de debate do evento (I)mobilidade Urbana: erros, acertos e soluções que, a partir das 18h, colocará em pauta os principais problemas dos vários modais de transporte na região metropolitana do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e a palestra será transmitida ao vivo pela WebTV do Clube de Engenharia.
Francis entrevista Alexandre Pinto, Secretário de Obras, na CNT
O presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian,  integra o grupo de convidados que entrevista o Secretário Municipal de Obras, engenheiro Alexandre Pinto da Silva, no próximo sábado, dia 20, às 22h, no programa Deles & Delas, da CNT. Sob a coordenação de Leleco Barbosa e Alda Soares, além de Francis, participa do encontro o jornalista do jornal O Dia, Caio Barbosa. A proposta, marco do programa Deles & Delas desde o início da década de 90, é levantar questões de reconhecida importância para as cidades e o país, estimulando o debate e informando à sociedade ações de órgãos públicos e de interesse coletivo. Alexandre Pinto da Silva, entrevistado desta semana, ingressou nos quadros de servidores da prefeitura em 1987, quando atuou como diretor da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) e da própria CGO antes de assumir o cargo máximo deste órgão. Com mestrado em Recursos Hídricos, também foi presidente da Rio-Águas e subsecretário de Águas Municipais. Na TV aberta a programação da CNT pode ser acompanhada no canal 9 e na Net no canal 22..

 

>> Contato 

Portal da Engenharia: http://www.clubedeengenharia.org.br

Twitter: twitter.com/clubeengenharia

E-mail: [email protected] ou [email protected]


 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content