6º EFEEng debate as relações de poder nas universidades

Edição do Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia também trouxe palestras voltadas para a preparação para a vida profissional

A graduação é um período de grande esforço de aprendizado técnico, mas também uma fase de transição e de amadurecimento para a vida profissional. É um momento crucial para se adquirir noções e se tomar decisões que serão decisivas para a carreira. Com o objetivo de dar uma contribuição única para o aprimoramento dos universitários contemplando essas necessidades, o Clube de Engenharia, através da SAE (Secretaria de Apoio ao Estudante), preparou o Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia (EFEEng) de 2022, que chegou à 6ª Edição. Foi um evento para a troca de experiências e conhecimentos, networking, aperfeiçoamento e preparação para o futuro.

O tema deste ano foi “Afinal, quem manda aqui? Poder e liderança nas universidades”. A discussão propiciou uma oportunidade valiosa para os participantes entenderem melhor o seu papel dentro dessas instituições de ensino. Quem está na universidade também deve compreender como sua atuação profissional poderá ajudar na construção de um país melhor, através da responsabilidade social que lhe cabe.

O presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, abriu o evento mostrando aos participantes o quanto o papel do engenheiro vem se tornando cada vez mais complexo na sociedade. Não é à toa que passou a ser cada vez mais necessário para esses profissionais adquirirem também habilidades como criatividade, capacidade de inovação e empreendedorismo. Isso significa conseguir arriscar mais, saber lidar com os erros, saber tomar decisões e ter visão crítica do mundo.

“Existe um item que eu acho o mais importante de todos, que é a perseverança. É a única arma que transforma sonho em realidade. Não existe treinamento para a perseverança, mas é a qualidade mais importante para o empreendedor”, afirmou Girão.

O evento foi marcado também pela volta do EFFEng às atividades presenciais. Foram realizadas quatro palestras no Salão Nobre do Clube de Engenharia, no Centro, em 19 de novembro, mantendo o lugar repleto de universitários. Mas quem não pôde comparecer acompanhou a transmissão pela internet, por conta do formato híbrido do evento.

O estudante de Engenharia Mecânica Jeno Roberto Pacheco Bernardo, de 39 anos, foi um dos inscritos que compareceu para acompanhar de perto o evento. Foi a oportunidade não só de se aprimorar e adquirir conhecimentos, como de conhecer novos colegas.

“Eu já tinha vindo ao Clube porque trabalhei numa empresa de manutenção de elevadores e vim como técnico. Resolvi cursar Engenharia e fiquei muito orgulhoso de voltar para participar de um evento aqui na casa. Quero continuar frequentando depois de formado”, contou Jeno, que está no 8º período da Estácio.

A estudante de Engenharia de Produção Thaiane Oliveira, 29 anos, acredita que a participação vai ajudar na colocação no mercado de trabalho. “Eu recebi a divulgação e fiquei encantada com os temas, que tratam de desenvolvimento pessoal, montagem do currículo e outros muito úteis para esse momento”, explica a estudante do 8º período da UNISUAM.

No período da manhã, o EFFEng contou com a palestra da assessora da Reitoria da UFRJ Annyelli Nascimento, que tratou do tema "AFINAL, QUEM MANDA AQUI? –  Poder e Liderança nas Universidades". Em seguida, foi a vez da psicanalista e professora Marcela Rangel falar de “Habilidades comportamentais na indústria 4.0: Hard x Soft Skills”, mostrando o quanto a inteligência emocional e outras qualidades podem ser aliadas dos profissionais.

Abrindo o período da tarde, o tema da terceira palestra foi “Currículo e Avaliação – construindo modelos para o futuro” e o engenheiro e consultor do Sebrae Sérgio Rocha Lima encarou o desafio de destrinchá-lo, dando orientações importantes para essa tarefa. Como no evento os estudantes também têm a palavra, foram convidados três jovens que já dominam questões vitais na vida acadêmica. Os estudantes de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da UFRJ Franscisco Victer, Severino Virgínio e Yan Monteiro falaram sobre "Estudante adaptável: Como estruturar projetos de voluntariado para estudantes de engenharia", em uma palestra sobre o universo estudantil.

Para a diretora de Atividades Técnicas e coordenadora da SAE, Tatiana Ferreira, o modelo híbrido foi desafiador, mas mostrou o potencial da entidade de alcançar estudantes não só do território fluminense como de todo o país, dando continuidade ao alcance obtido nas últimas edições, totalmente virtuais. O evento também refletiu o quanto a Engenharia vem requerendo uma gama de conhecimentos cada vez maior, exigindo dos universitários uma preparação ampla para encarar os desafios da profissão.

“Tivemos a intenção de trazer um debate fundamental, que é a questão da participação dos estudantes e do seu papel nas universidades. Mas também foi oferecido conteúdo com o objetivo de complementar a formação deles e de servir como preparação para a realidade que vão enfrentar depois de formado”, afirmou a diretora.

Os participantes da 6ª Edição do EFFEng tiveram a oportunidade de participar de lives que antecederam o dia central do evento e que contribuíram para enriquecer o conteúdo oferecido.  Elas foram transmitidas pela página da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE) no Instagram. Quem perdeu a oportunidade do ao vivo, pode reassistir as essas lives que estão salvas no perfil (link: @sae.clubedeengenharia). Abaixo está a relação das lives do Esquenta EFEEng:

- “Estratégias para uma gestão do tempo eficaz” – Tatiana Nascimento;

- “Oportunidades e escolhas – Consequências” – João Xaubet (Engenheiro, com formação em Marketing e MBA em Gestão);

- “Empreendedor e Empregado” – Sérgio Rocha Lima;

- “A Importância da Geologia para a Engenharia” – Adriano Sampaio (Economista e Mestre em Geologia);

- “Engenharia de Agrimensura e Cartográfica” – Diego de Oliveira Martins (Engenheiro cartográfico com Doutorado em Engenharia de Transportes).

A edição do 6° EFEEng, poderá ser vista na íntegra no nosso canal no YouTube ou abaixo:

 

 

FOTOS DO EVENTO:

6° EFEEng

 

Marcio Girão, Presidente do Clube de Engenharia

Annyelli Nascimento

Marcela Rangel

Sérgio Rocha Lima

Yan Monteiro e Francisco Victer

Equipe EFEEng Presencial: Luiz Wictor, Julio Cesar, Lorena, Daniela, Tatiana e Douglas

Diretores: Ana Lucia, Victor Hugo, Marcio Girão - Presidente e Tatiana

Conselheiros Vitalícios: Iara Nagle e Wagner Victer

 

Fotos: REDZONE

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo