IBAPE-RJ completa 70 anos de dedicação à Engenharia de Perícias

Instituição foi pioneira no Brasil e celebrou aniversário com eventos e cursos

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (IBAPE-RJ) está comemorando 70 anos. A instituição foi fundada em 10 de março de 1953 com a denominação de Instituto de Engenharia Legal (IEL), mas adotou o atual nome em 2015. Para celebrar essas sete décadas de dedicação à atividade, este mês de março está repleto de eventos, como o seminário realizado no Clube de Engenharia no dia do aniversário, que contou com um almoço de confraternização.
O presidente do IBAPE-RJ, Tercio Queiroz Filho, ressaltou a relação de proximidade da entidade técnica com o Clube, que chegou a abrigar o Instituto em sua sede.  Desde sua criação, a instituição vem acompanhando a evolução tecnológica e as mudanças pelas quais passou a sociedade brasileira.
"A história do IBAPE se inicia há 70 anos e passa pela história do Clube. Ficamos muito orgulhosos de estarmos celebrando nossos 70 anos aqui, nossa segunda sede.  Desde sua fundação em 1953, o IEL e depois IBAPE-RJ tem sido um importante referencial na área da Engenharia Legal, contribuindo significativamente para o avanço da justiça e do desenvolvimento social. Auxilia o Poder Judiciário no esclarecimento das questões, soluções de casos complexos, com laudos e pareceres especializados. É protagonista na ajuda para a construção de país mais desenvolvido e ajuda na formação de peritos", declarou Queiroz Filho.
O presidente do IBAPE Nacional, Amarilio Mattos, também saudou a cooperação entre as entidades e defendeu uma integração ainda maior entre as instituições ligadas à Engenharia no país. "É preciso ter uma participação maior da Engenharia nas discussões sobre as diretrizes nacionais", destacou ele.
A celebração também foi uma oportunidade para o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, ressaltar a importância de uma atuação conjunta das instituições: "É preciso aumentar a integração entre as entidades de Engenharia do país, para que aumente seu protagonismo nas decisões nacionais".
A cerimônia também contou com a participação da diretora presidente da ABAMI (Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário), Alessandra Duarte, destacou a contribuição dos peritos para a solução de disputas judiciais e para o desenvolvimento do setor da construção civil. "Nossas instituições têm trabalhado muito em prol da cooperação técnica e atuado no sentido de revitalizar a economia do Rio de Janeiro", ressaltou ela.
O presidente do CREA-RJ, Luiz Cosenza, elogiou a competência técnica do IBAPE-RJ, que se consolidou ao longo dos seus 70 anos. "Chegar aos 70 anos não é fácil. E devido à sua reconhecida capacidade, sempre recomendamos o IBAPE para a produção qualquer tipo de laudo de Engenharia", afirmou Cosenza.

A cerimônia também contou com a presença da deputada estadual Martha Rocha (PDT), que se inspirou nas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, para destacar o papel das profissionais na Engenharia. “A Engenharia já conta com participação expressiva das mulheres, que antes romperam barreiras e podem hoje contribuir com um mundo mais justo, solidário e sem preconceito”, afirmou a parlamentar.

A comemoração contou ainda com a participação do engenheiro José Schipper, ex-conselheiro do IBAPE-RJ, que representou os associados, ressaltando a contribuição que a instituição deu ao desenvolvimento do país. A celebração foi a oportunidade também para o Clube saudar os aniversariantes deste início de ano.

Celebração

Para marcar os 70 anos do IBAPE-RJ, foi realizado um seminário no Auditório do Clube de Engenharia, no último dia 10/03. O primeiro painel tratou do "Panorama das perícias judiciais nas áreas de engenharia e arquitetura" e contou com palestra do advogado Walter Capanema.
Também na parte da manhã, o segundo painel abordou a questão "O Estado da Arte das Normas Técnicas: Perícias de Engenharia, Inspeção Predial (novas partes) e Avaliação em Massa para Fins Tributários", tema abordado pelo engenheiro Frederico Correia Lima Coelho.
O evento também trouxe o tema "Soluções para caça-vazamentos", que foi explorado por Vagner di Giosa e Rodrigo Nogueira. No mesmo painel, o arquiteto e urbanista Renato Giro falou sobre "A importância do projeto de impermeabilização".
O quarto painel do seminário teve como tema "Atuação do Perito e do Assistente Técnico na Resolução Extrajudicial de Conflitos" e recebeu o engenheiro Paulo Nascimento como palestrante.
A celebração também incluiu a realização de cursos no início de março. Os associados puderam aprender mais sobre "Legalização de imóveis", "Perícias em incêndios e explosões" e "Aspectos da dinâmica das águas no subsolo, decorrências" e
"Método involutivo e a viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários".

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo