Revista aborda o impacto da Inteligência Artificial

O advento do ChatGPT foi debatido pelo Clube, que explora as oportunidades e ameaças dessa tecnologia

A quarta edição de Clube de Engenharia em Revista já está no ar. A publicação tem como tema neste número a “IA – Inteligência Artificial”, que ganhou maior envergadura com o advento do assistente ChatGPT. A revista trata das oportunidades e ameaças geradas por essa tecnologia.

Neste número, trazemos também matéria sobre a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). O objetivo do projeto é eliminar a dependência da importação de radioisótopos, que afeta pacientes que precisam de tratamentos e exames médicos. Também será fundamental para o futuro da pesquisa nuclear no país.

Sem o avanço tecnológico, o Brasil não tem como alcançar o desenvolvimento. Por isso, a exemplo de outros países, é necessário utilizar as demandas do setor de Defesa para estimular a busca por inovações. Mas a crise da indústria bélica nacional, retratada pela revista, vai na contramão desse princípio.

O grave problema do lixo eletrônico é outro tema retratado neste número, que mostra os gargalos para o reaproveitamento correto desses materiais. A preocupação com os problemas ambientais e sociais está presente na pauta que trata da mineração na Amazônia, que também figura na revista.

A publicação fala dos resultados da retomada da cooperação internacional, sobretudo a partir de viagens realizadas pelo presidente Lula, o que já tem frutos em projetos de energia renovável, entre outros. A revista também aborda assuntos técnicos que afetam a Engenharia, como os prós e contras da exigência de normas e padrões. Padronizações são necessárias, por sua vez, na área de Telecomunicações, em que as Redes Neutras também trazem vantagens e riscos, conforme explica artigo do vice-presidente do Clube, Márcio Patusco.

A revista traz, por outro lado, artigo do professor Miguel Tupinambá, que trata dos caminhos construídos na Serra do Mar na época do Brasil Colônia. Contamos como na Idade Média surgiram as catedrais, obras fascinantes que provocam admiração ainda hoje. Os desafios da construção do monumento do Cristo Redentor são explorados nesta edição.

Para ler a revista, acesse o link.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo