Clube de Engenharia em Revista trata do tema da soberania energética

Publicação oficial da entidade aborda necessidade de revisão da privatização da Eletrobras e outros temas da atualidade

A sétima edição de Clube de Engenharia em Revista enfoca um dos temas mais estratégicos da atualidade: a questão energética. É um assunto fundamental a ser debatido em virtude do aquecimento global, que exige a busca de alternativas renováveis, e pela importância que esse bem tem para a economia como um todo. É, portanto, uma questão de soberania e por isso também é colocada a necessidade de revisão da privatização da Eletrobras como uma pauta urgente para o Brasil.

A busca da soberania não é apenas um olhar para si, mas também dar atenção devida à inserção internacional. Por isso, abordamos a questão do posicionamento do país em face de temas globais e de como os grandes encontros de cúpula que serão realizados no Brasil podem ser uma oportunidade para a afirmação de um país mais influente e independente.

A publicação oficial do Clube de Engenharia entra, por outro lado, em temas locais do Rio de Janeiro, estado que pleiteia o reconhecimento de seu primeiro geoparque, o Costões e Lagunas. A avaliação é da Unesco, que também já reconheceu a capital fluminense como Patrimônio Mundial e hoje olha com atenção alterações que estão sendo feitas no Pão de Açúcar. A preservação do verde feita por voluntários é outra matéria que enfoca o cuidado com a preservação da qualidade de vida e das belezas locais.

A revista traz, por outro lado, contribuições para quem busca mais informações especializadas e quer entender, por exemplo, a transformação que a inteligência artificial está realizando na engenharia de manutenção. Destrinchamos também como deve ser feito um projeto de sistema fotovoltaico. Essa fonte de energia é tema de artigo do especialista James Bolívar Luna de Azevedo.

Clube de Engenharia em Revista, como nas edições anteriores, procura trazer um leque amplo de assuntos, incluindo aspectos históricos, educacionais e culturais. Destacamos artigo do presidente da entidade, Márcio Girão, sobre o engenheiro negro Theodoro Sampaio, a falta que um ensino técnico mais pujante faz ao país e o depoimento do Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva ao projeto Memória Oral, contando os bastidores do programa nuclear brasileiro.

Tenham uma boa leitura, acessando a revista aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo