NOTA DE PESAR - Samuel Pinheiro Guimarães (1939-2024)

O Brasil acaba de perder a inteligência e o empenho de um de seus mais importantes diplomatas. Samuel Pinheiro Guimarães nos deixou na última segunda-feira (29), aos 84 anos.

Guimarães se formou em Direito pela UFRJ, em 1963, e logo em seguida ingressou no Itamaraty, onde exerceu uma carreira exemplar. Chegou a ocupar o cargo de ministro-chefe de Assuntos Estratégicos entre 2009 e 2010, já no segundo mandato do presidente Lula. Entre 2003 e 2009, havia sido secretário-geral do Itamaraty. Participou intensamente da elaboração do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Merece destaque também sua atuação como professor na Universidade de Brasília (UnB), entre 1977 e 1979, no Instituto Rio Branco, onde lecionava “Política internacional” e “Política externa brasileira”, e depois na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A Diretoria do Clube de Engenharia lamenta profundamente o falecimento de Samuel Pinheiro Guimarães e presta condolências a seus familiares e amigos.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo