O Conselho Diretor do dia 25 de novembro recebeu Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira, subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria da Casa Civil do estado do Rio de Janeiro, que apresentou o atual projeto da Linha 4 do Metrô do Rio. Segundo ele, a ideia era “prestar contas a respeito do andamento do projeto e da execução da obra”.

Entre os destaques da apresentação de tema especial da seção estavam os métodos construtivos aplicados na obra. Rodrigo apresentou o TBM (Tunnel Boring Machine), também conhecido como Tatuzão, utilizado na abertura dos túneis, bem como todo o trajeto que ele fará, apontando pontos de parada para manutenção e obstáculos a serem vencidos pela máquina. “É o maior do Brasil, com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento. Segundo o nosso fornecedor, apenas 1 em cada 100 máquinas têm a quantidade de especificações que a nossa possui”, ressaltou. Rodrigo também destacou que, nos próximos 90 dias, com a conexão dos túneis, a obra será marcada pela construção do túnel metroviário com a maior distância entre estações do mundo, entre Jardim Oceânico e São Conrado.

Ao responder às perguntas trazidas pelo Conselho Diretor, Rodrigo declarou que “todas as demandas encaminhadas pelo Clube de Engenharia foram recebidas pelo Governo, mas a decisão de executar a Linha 4 com as metodologias aplicadas tem como base os muitos anos que a rede não foi expandida. O que precisamos agora é discutir as ampliações, contratar projetos, organizar audiências públicas e debater os rumos que queremos dar ao Rio de Janeiro”, destacou.

Uma notícia que animou os presentes foi o desenvolvimento de projetos conceituais já em andamento de futuras expansões que apontam para o estabelecimento de uma rede metroviária de fato. Trechos entre Estácio e Praça XV e Gávea e Centro (passando pelo Jardim Botânico) estão em gestação, confirma o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria da Casa Civil do estado do Rio de Janeiro.     

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