138 anos pensando o Brasil

Fundado em 24 de dezembro de 1880, por Conrad Jacob Niemeyer, o Clube de Engenharia é uma instituição que agrega engenheiros e técnicos com o objetivo de oferecer um espaço democrático para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento  nacional e a capacitação técnica dos engenheiros.  Ao longo de seus 130 anos, transformou-se em um pólo de informação, referência no exercício de pensar o desenvolvimento do Rio de Janeiro e todo o país.

Sua primeira sede foi um sobrado à Rua da Alfândega nº 6, cedido por seu fundador que ocupou o cargo de Tesoureiro por 39 anos, de novembro de 1880 até agosto de 1919.

“Esta sala será um ponto de reunião para os engenheiros, industriaes e fabricantes etc., e que é um excellente meio de facilitar os negocios e ao mesmo tempo fóco onde as questões technicas se discutirão resultando portante o esclarecimento d’ellas, de todo conveniente principalmente quando submetidas a opinião pública” Conrad Jacob Niemeyer, 1880.

A primeira diretoria do Clube de Engenharia foi eleita após a aprovação de seu estatuto pelo Imperador D. Pedro II através do Decreto Imperial nº 8.253 de 10 de setembro de 1881.  Seu primeiro presidente eleito, Antonio Augusto Fernandes Pinheiro, ocupou o cargo de novembro de 1881 à agosto de 1884, sucedendo o engenheiro João Martins da Silva Coutinho.

Com o crescimento de suas atividades o Clube de Engenharia adquiriu, em março de 1902, sua segunda sede à Rua da Quitanda nº 59, sob a presidência do engenheiro João Chrockatt de Castro (27/01/1902 a 22/01/1903). Em 24 de dezembro de 1904, sob a presidência de  Paulo de Frontin, é lançada a pedra fundamental da 3ª sede do Clube de Engenharia situada à Avenida Central, projetando o Clube de Engenharia para maiores instalações, no mesmo terreno que atualmente abriga o Edifício Edison Passos, idealizado na presidência de Edison Junqueira Passos e inaugurado em 1957 sob a presidência de Maurício Joppert da Silva.

O clube de engenharia nos grandes debates nacionais

Desde sua fundação em 1880 no período imperial, o Clube de Engenharia sempre se fez presente nas decisões políticas e técnicas que envolvem o desenvolvimento do Brasil, tais como:

– O projeto de calçamento da Rua do Ouvidor e o acidente no Reservatório de Pedregulho em 1880;

– O apoio à abolição da escravatura, com participação ativa dos engenheiros André Rebouças e Paulo de Frontin;

– Participação nas comemorações do 4º centenário do descobrimento do Brasil em 1900;

– Participação na reforma urbana da Cidade do Rio de Janeiro, realizada pelo então Prefeito Pereira Passos, principalmente em relação à abertura da Avenida Central (atualmente Avenida Rio Branco) em 1904, cuja coordenação de sua Comissão Construtora coube ao engenheiro Paulo de Frontin, então presidente do Clube de Engenharia;

– Estudo sobre o traçado e sistema de tração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré;

– Discussão sobre as secas do nordeste em 1907;

– Inauguração da sede original do Clube de Engenharia na Avenida Rio Branco em 1910;

– Sede da Liga Brasileira pelos Aliados funcionando no Clube de Engenharia no período de 1914 a 1918 (1ª Guerra Mundial);

– Elaboração em campo e no escritório do primeiro mapa do Brasil, a “Carta Geral do Brasil ao Milionésimo” no período de 1916 a 1922, com apresentação de 52 mapas setoriais durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil em 1922;

– Realização do 2º Congresso Ferroviário Sul-Americano e do Congresso Internacional de Engenharia, ambos em 1929; patrocínio do 2º Congresso Nacional de Engenharia e Indústria em 1930;

– Participação na regulamentação da profissão do engenheiro e arquiteto em 1933;

– Resolução do Conselho Diretor do Clube de Engenharia em apoio aos aliados em 1942;

– Adesão à campanha “O Petróleo é nosso” em 1948;

– Inauguração da sede atual em 1957, no mesmo local da sede anterior, que foi demolida; debates sobre o Metrô/Rio e a respeito do problema energético brasileiro em 1960/61;

– Comemoração do Centenário do Clube de Engenharia em 1980;

– Adesão à campanha “Diretas Já”;

– Realização do 1º Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, lançamento do livro “História da Engenharia Brasileira- séculos XVI a XIX”, do engenheiro Pedro da Silva Telles, todos em 1984;

– Ato sobre “ O petróleo é nosso/ o minério é nosso”, coordenado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho; seminários sobre  a “Retomada do Desenvolvimento” e “Desenvolvimento da Engenharia no Rio de Janeiro”, todos em 1988;

– II Seminário sobre barragens de rejeitos e disposição de resíduos; idealização e lançamento do Movimento pela Ética na Política, com a decisiva participação do presidente do Ibase Betinho, além do apoio do então vice- presidente da República engenheiro Itamar Franco, ambos em 1991;

– Lançamento do livro “História da Engenharia no Brasil- século XX”, do engenheiro Pedro da Silva Telles, em 1993;

– Apoio às manifestações contra a privatização das empresas estatais: Petrobras, Vale do Rio Doce, Furnas e Embratel no período de 1994 à 1998;

– Entrega da Medalha Chico Mendes ao sociólogo Betinho, em 1994;

– I Semana Nacional da Engenharia, em 1995;

– Lançamento do livro “O Clube de Engenharia nos momentos decisivos da vida do Brasil”, de um grupo de pesquisadores do Departamento de História da UFF, em 1996;

– Seminário “Rio Salvaguardas para Furnas”, em 1997;

– “10 anos sem Chico Mendes: Nossa Luta Continua”, em 1998;

– Homenagem póstuma ao Ex- presidente do Clube de Engenharia Hélio de Almeida;

– Evento sobre Diretrizes e linhas de ação para o Setor Elétrico Brasileiro, ambos em 2002;

– VIII Congresso Brasileiro em Defesa do Meio Ambiente;

– II Semana Nacional da Engenharia; Encontro de Comemoração do Centenário da Av. Rio Branco, com exposição, peça teatral, mesas redondas e desfile cívico- popular  na Avenida, todos em 2005;

– Realização de ato público contra a oitava rodada de licitações da ANP;

– Campanha e audiência pública a favor de Angra 3, ambos em 2007;

– Seminário Banco de Projetos, em 2008;

– Ato de apoio ao Pré-Sal com a presença do presidente da Petrobras em 2009;

– Ato contra o leilão do petróleo brasileiro; passeata em apoio ao pré-sal;

– Ato em defesa da Engenharia Brasileira e da  empresa nacional;

– Comemoração dos 130 anos do Clube de Engenharia, com corrida dos engenheiros, festa popular na rua Sete de Setembro, lançamento de selo comemorativo e abertura da exposição itinerante da trajetória do Clube, todos em 2010.

Ao longo dos seus 130 anos, o Clube de Engenharia foi prestigiado com visitas honrosas como a do cientista Albert Einstein, em 1925, e de grandes nomes das mais diversas áreas, como o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, o sociólogo Betinho e o arquiteto Oscar Niemeyer. Por ocasião da posse do Presidente Francis Bogossian em 2009, o Presidente da República em exercício, José Alencar, se fez representar. Foi e é palco de amplos debates sobre temas nacionais e internacionais relacionados à engenharia e, para além dela, sobre temas políticos que afetam à nação brasileira e à vida do povo fluminense.

Os ex-presidentes do Clube de Engenharia

– JOÃO MARTINS DA SILVA COUTINHO – 24/12/1880 a 3/11/1881

– ANTONIO AUGUSTO FERNANDES PINHEIRO – 3/11/1881 a 27/08/1884

– ANTONIO MARIA DE OLIVEIRA BULHÕES – 27/08/1884 a 14/08/1885

– HERCULANO VELLOSO FERREIRA PENNA – 14/08/1885 a 17/08/1886

– ANTONIO PAULO DE MELLO BARRETO – 17/08/1886 a 29/08/1890

– ANTONIO AUGUSTO FERNANDES PINHEIRO – 2/06/1890 a 14/09/1896

– ANTONIO MARIA DE OLIVEIRA BULHÕES – 15/09/1896 a 29/01/1899

– JOÃO TEIXEIRA SOARES – 4//02/1899 a 8/02/1900

– GABRIEL OSÓRIO DE ALMEIDA – 8/02/1900 a 27/01/1902

– JOÃO CHROCKATT DE SÁ PEREIRA DE CASTRO – 27/01/1902 a 22/01/1903

– ANDRÉ GUSTAVO PAULO DE FRONTIN – 22/01/1903 a 15/02/1933

– JOSÉ MATTOSO SAMPAIO CORRÊA – 7/03/1933 a 26/03/1934

– JOSÉ MATTOSO SAMPAIO CORRÊA – 26/03/1934 a 07/05/1935

– JOÃO FELIPE PEREIRA – 22/05/1935 a 31/03/1937

– JOÃO FELIPE PEREIRA – 31/03/1937 a 19/03/1940

– JOSÉ MATTOSO SAMPAIO CORRÊA – 19/03/1940 a 17/11/1942

– JOÃO GUALBERTO MARQUES PORTO – 19/12/1942 a 15/03/1943

– EDISON JUNQUEIRA PASSOS – 15/03/1943 a 25/03/1946

– EDISON JUNQUEIRA PASSOS – 25/03/1946 a 30/03/1949

– EDISON JUNQUEIRA PASSOS – 30/03/1949 a 27/03/1952

– EDISON JUNQUEIRA PASSOS – 27/03/1952 a 10/06/1954

– MAURÍCIO JOPPERT DA SILVA – 11/06/1954 a 23/03/1955

– MAURÍCIO JOPPERT DA SILVA – 23/03/1955 a 28/03/1958

– MAURÍCIO JOPPERT DA SILVA – 28/03/1958 a 24/08/1961

– HÉLIO MELLO DE ALMEIDA – 24/08/1961 a 27/08/1964

– FRANCISCO SATURNINO RODRIGUES DE BRITO FILHO – 27/08/1964 a 22/08/1967

– HÉLIO MELLO DE ALMEIDA – 22/08/1967 a 27/08/1970

– HÉLIO MELLO DE ALMEIDA – 27/08/1970 a 27/08/1973

– GERALDO BASTOS DA COSTA REIS – 15/09/1973 a 15/09/1976

– GERALDO BASTOS DA COSTA REIS – 15/09/1976 a 12/09/1979

– PLÍNIO REIS  DE CANTANHEDE ALMEIDA – 12/09/1979 a 30/09/1982

– MATHEUS SCHNAIDER – 30/09/1982 a 11/09/1985

– MATHEUS SCHNAIDER – 11/09/1985 a 15/09/1988

– HILDEBRANDO DE ARAUJO GÓES FILHO – 15/09/1988 a 11/09/1991

– FERNANDO CELSO UCHÔA CAVALCANTI – 12/09/1991 a 15/09/1994

– RAYMUNDO THEODORO CARVALHO DE OLIVEIRA – 15/09/1994 a 14/09/1997

– AGOSTINHO GUERREIRO – 14/09/1997 a 14/09/2000

– RENATO DA SILVA ALMEIDA – 14/09/2000 a 15/09/2003

– RAYMUNDO THEODORO CARVALHO DE OLIVEIRA – 15/09/2003 a 11/09/2006

– HELOI JOSÉ FERNANDES MOREIRA – 11/09/2006 a 14/09/2009

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Skip to content