Às vésperas do golpe, vi o petróleo jorrar; hoje estamos sendo saqueados, diz Guilherme Estrella

Guilherme Estrella, pai do pré-sal, afirma que o governo tem que reassumir a gestão da Petrobras e a transformar novamente numa empresa estatal

Pai do pré-sal, o geólogo Guilherme Estrella, 82, em entrevista à TV TUTAMÉIA, afirma que “o governo tem que reassumir a gestão da Petrobrás e a “transformar novamente numa empresa estatal.” Ele afirma que a proposta progressista venceu as eleições e precisa atuar: “Nós ganhamos as eleições, temos que representar a vontade popular, façamos plebiscitos, consultas à sociedade. Tem que partir para uma pressão forte, clara, comunicação com a sociedade e com resultados a curto prazo”.

No seu depoimento, em uma série sobre os 60 anos do golpe militar, com o mote “O que eu vi no dia do golpe”, lembra que na época era estudante da Universidade do Brasil, atual UFRJ, no campus Praia Vermelha e estagiário na Petrobras. Diz que havia ocupação militar, colegas presos e o ambiente era de tensão.

Sobre o momento atual diz que a direita no poder tratorou: “fraudaram as eleições, prenderam o Lula, terminaram com o monopólio estatal do petróleo, terminaram com o marco regulatório do pré-sal. Eles não têm limites”. Afirma que o mundo está dando saltos gigantescos e o Brasil está ficando para trás. Questiona, ainda para que os engenheiros estão se formando: Temos centenas de milhares de engenheiros desempregados. Isso é insustentável. Isso não vai ser resolvido com boas maneiras. Temos que ter contundência. Somos um país riquíssimo e estamos sendo saqueados”.
Assista ao video com a entrevista completa:

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo