Saltar para o conteúdo
notícia 10/08/2017

Informe 04/08/2017 I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia supera expectativas

I Encontro Fluminense de
Estudantes de Engenharia supera expectativas

As inscrições para o I Encontro Fluminense de Estudantes de Engenharia foram encerradas com quatro dias de antecedência, em 1º de agosto, com 470 inscritos. Apenas nos primeiros dias o número de inscritos superava em muito as expectativas, atraindo graduandos, pós-graduandos e engenheiros recém-formados em busca de complementação curricular e de um espaço democrático para pensar a carreira, a formação profissional e demais questões importantes para a engenharia nacional. Organizado por estudantes de dez entidades estudantis reunidos pela Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia (SAE), o encontro, que acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de agosto (sexta-feira e sábado), no Clube de Engenharia, tem como tema “Estágio, emprego e desenvolvimento”.

Além da organização e apoio logístico, o Clube de Engenharia se faz presente nas palestras e oficinas ministradas por ex-presidentes, diretores e conselheiros. Os ex-presidentes Francis Bogossian e Raymundo de Oliveira abrirão o encontro na sexta-feira. No sábado, a palestra de abertura será do presidente Pedro Celestino: “A engenharia e um projeto de desenvolvimento para o país”.

O diretor de Atividades Técnicas, Artur Obino, falará sobre Matrizes energéticas. O conselheiro Adacto Ottoni abordará a Engenharia do Ambiente. Já o foco da conselheira Fátima Sobral Fernandes será o exercício profissional. Para ela, discutir o tema com estudantes e engenheiros recém-formados é fundamental, especialmente em um cenário no qual os empregos formais estão ficando cada vez mais escassos. “A engenharia está em crise. É importante pensar alternativas e entender os caminhos para o empreendedorismo. Vou apresentar dados sobre o mercado de trabalho da engenharia no Brasil e no mundo e, com base nisso, abordar a necessidade de empreender, mesmo quando dentro de uma grande empresa. Vivi um mercado em crise e sei que é possível pensar alternativas. Tem que ser pró-ativo, conhecer bem o que faz e descobrir onde estão as oportunidades”, destaca Fátima.

Na tarde de sábado, das 13h às 17h, acontecerá a feira de estágios. As inscrições para as oficinas também foram encerradas com as turmas lotadas. Para mais informações sobre as palestras e oficinas, visite o site do evento em https://www.encontroengenhariarj.org.