No dia 1º de julho, quarta-feira, o ministro José de Segadas Viana foi homenageado no clube de Engenharia pelo seu aniversário de 109 anos. Jornalista, advogado e político, Segadas foi ministro do Trabalho, Indústria e Comércio no governo Getúlio Vargas, de 5 de setembro de 1951 a 17 de junho de 1953. Voltou a assumir o mesmo posto interinamente no governo Ranieri Mazzilli, de 28 de agosto a 8 de setembro de 1961.
Foi Secretário de Segurança do antigo Estado da Guanabara em 1961, sob a gestão Carlos Lacerda.

Na área trabalhista, Segadas se destaca por ter sido coautor da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Membro da Organização Internacional do Trabalho, elaborou a Constituição da República Dominicana em 1960. Diretor no Ministério do Trabalho, na gestão de Lindolfo Collor, deu um parecer contrário à entrada da Coca-Cola no Brasil, seguindo pareceres técnicos da época. Entre 1946 e 1954, foi deputado constituinte.

Entre os presentes na homenagem póstuma estavam, entre outros, Pedro Paulo, Presidente da Representação Sindical dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro;  Antonio Henrique Albuquerque, Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado do Rio de Janeiro; Evaldo Valladão, Presidente da ABEST, representando Francis Bogossian, Presidente do Clube de Engenharia; José T. Segadas Vianna, filho do ilustre homenageado e o ex- Ministro do Trabalho, Brizola Neto.

 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo