Revista analisa momento histórico de Reconstrução do Brasil

Segunda edição da publicação oficial do Clube de Engenharia traz matérias sobre novos rumos do desenvolvimento do país em diversas frentes

A segunda edição de Clube de Engenharia em Revista já está disponível aos leitores. O tema deste número é “Um Projeto para a Reconstrução do Brasil” e reflete o momento histórico vivido pelo país. A publicação traz como matéria de capa as repercussões da iniciativa da entidade, que ao longo do ano passado debateu propostas para a retomada do desenvolvimento, reunidas em documento com quase 70 diretrizes, entregue ao novo governo. O esforço de colocar o país no rumo do crescimento com justiça social é uma necessidade presente em outros temas abordados na revista, que reúne assuntos variados sobre Economia, Tecnologia, Educação, entre outros.

Um dos assuntos presentes nesta edição é a busca pela retomada do protagonismo ambiental. A realização da COP27, no Egito, já pode ser vista como um ponto de inflexão após os retrocessos ocorridos no setor nos últimos anos. O país encara o desafio de superar a visão negacionista que prevaleceu no período recente e trazer de volta a contribuição dos cientistas para as políticas públicas. É preciso construir um novo modelo de desenvolvimento, com respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais, principalmente dos povos originários.

O momento atual também é crucial para os cursos de Engenharia, que precisarão se adequar às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC. Instituições de ensino vêm discutindo modificações a serem implementadas e reportagem mostra como anda esse processo.

Não é possível pensar a Reconstrução do país sem levar em conta a questão do déficit habitacional. A nova edição da revista dá destaque à necessidade de reformulação das políticas do setor, com ênfase na moradia de interesse social. O problema precisa ser enfrentado pela sociedade civil, o poder público e o setor da construção.

A falta de habitação de qualidade para todos também provoca conflitos urbanos, pois as cidades se veem cada vez mais povoadas por pessoas em condições de vulnerabilidade. A presença desses moradores deveria ensejar melhores ações de acolhimento, mas em muitos casos o setor público busca apenas expulsá-los com a instalação de recursos da chamada “arquitetura hostil”.  O tema é comentado por especialista ouvidos pela nossa reportagem.

A edição também contribui com o debate sobre o desenvolvimento tecnológico e comemora a grande versatilidade dos drones, em grande parte criados por empresas nacionais, que vêm sendo utilizados em diversas atividades econômicas. A reação do país na produção de fertilizantes, através do investimento em pesquisas, é outro assunto abordado. Apesar de ser uma instituição com preocupações nacionais, o Clube não deixa de ter um olhar especial voltado para o Rio de Janeiro, onde se encontra sua sede. Por isso, é de suma importância contar a história da Geo-Rio, fundação municipal com valiosos feitos no campo da contenção de encostas, mas que precisa urgentemente recompor seu quadro de pessoal.

É importante também destacar a contribuição da Divisão Técnica de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI) para a edição, através de um artigo com bons insights sobre a universalização do acesso à internet e como o novo governo deveria abraçar essa causa. Em suma, é um portfólio rico e variado de informação de qualidade para se pensar o futuro do país.

Para ler a revista, acesse esse link.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo