Clube de Engenharia em Revista aborda retomada do desenvolvimento

Periódico oficial da entidade trata do papel da atividade para o crescimento econômico

Clube de Engenharia em Revista, publicação oficial da entidade, chega à sua sexta edição tratando de tema crucial para a atualidade brasileira, que é a necessidade de retomada da Engenharia Nacional, como mola mestra do desenvolvimento do próprio país. Mostramos como a atividade será fundamental para a concretização dos investimentos em infraestrutura e para o uso intenso da tecnologia e da inovação pela nova fase da economia.

Entre as matérias que publicamos no periódico eletrônico, está a da nova fase da Engenharia de Projetos, ramo que  tem todas as condições de voltar a dar orgulho aos brasileiros à medida que os investimentos principalmente em infraestrutura sejam retomados. É também de vital importância o resgate de programa de exportação de bens e serviços de engenharia, que vinha contando com financiamento do BNDES, conforme mostramos nesta edição.

Mas a nova fase de desenvolvimento do Brasil vai exigir ainda mais da engenharia e dos engenheiros do que no passado. Além das transformações tecnológicas, a atividade precisa cada vez mais estar em harmonia com os princípios do respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais. E não faltam exemplos de boas inciativas com esse escopo, como mostramos em matérias que tratam do NIDES/UFRJ (Núcleo Interdisciplina de Desenvolvimento Social) e da recuperação do entorno da Baía de Guanabara.

A publicação aborda, por outro lado, temas fundamentais da atualidade, como as questões relacionadas com o 5G via satélite, em artigo de autoria do vice-presidente da entidade, Márcio Patusco. Há também nesta edição matéria sobre a necessária regulamentação das plataformas digitais pelo país.

É uma publicação que mais uma vez preza pela qualidade da informação, profundidade nas abordagens e facilidade na leitura, não deixando de incluir temas culturais e históricos. Por isso, contamos a história do engenheiro e poeta Manuel Bastos Tigre e a ingerência da Inglaterra na Independência do Brasil. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Para ler a revista, clique aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo