Há 121 anos começava a mais longa presidência do Clube de Engenharia

Nesta segunda feira, dia 22, faz 121 anos que André Gustavo Paulo de Frontin assumiu a presidência do Clube de Engenharia. Ele permaneceu no cargo por 30 anos, até 15 de fevereiro de 1933, quando morreu. Foi o mais longevo presidente do clube.

Paulo de Frontin, intitulado Patrono da Engenharia Brasileira, foi prefeito do então Distrito Federal, Senador da República e deputado federal. Entre suas obras está a ampliação do abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro no prazo recorde de uma semana. A proeza ficou conhecida como Episódio da água em seis dias. Durante o governo do prefeito Pereira Passos, que realizou a política do bota abaixo, chefiou a construção da Avenida Central.

Como prefeito (de fevereiro a julho de 1919) conduziu o alargamento da Avenida Atlântica, em Copacabana, e a construção das avenidas Niemeyer e Delfim Moreira, em São Conrado e no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Atualmente é homenageado com o nome em ruas de todo o país, entre elas uma avenida no Rio Comprido, Zona Norte do Rio e a Avenida Conde de Frontin, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Um viaduto em Miguel Pereira e dois municípios: Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio e Paulo de Frontin, no Paraná, também o homenageiam.

Paulo de Frontin nasceu em 17 de setembro de 1860, em Petrópolis. Foi casado com D. Maria Leocádia Dodsworth de Frontin, condessa de Frontin. Ela era filha do 2.º barão de Javari, sobrinha da baronesa de Tefé, tia de Henrique Dodsworth e prima-irmã de Nair de Tefé. Ele morreu aos 72 anos, em 15 de fevereiro de 1933.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo