Arquiteto holandês fala sobre arquitetura e prevenção de crimes

Uma das grandes questões debatidas pelos especialistas da área de arquitetura nos dias de hoje é o atendimento às necessidades do usuário. A união entre um bom design, belo e funcional, e a usabilidade são os desafios do arquiteto. Ainda sob a ótica do usuário, outra grande preocupação é a segurança dos espaços construídos. Os profissionais têm discutido o papel da arquitetura para diminuição da violência e da sensação de insegurança nas cidades. Para falar sobre o assunto, a Divisão Técnica de Urbanismo e Planejamento Regional do Clube de Engenharia trouxe o engenheiro civil holandês Theo JM van der Voordt. Voordt é professor associado da Faculdade de Arquitetura da Real Estate Management Delft University of Technology e veio ao Brasil para o lançamento de seu livro Arquitetura sob o olhar do usuário, escrito em coautoria com Herman B. R. van Wegen.

Na palestra, Voordt esclareceu a importância de se estudar novas formas de se pensar a arquitetura hoje, mais centrada no usuário. Sob uma perspectiva histórica de diferentes tipos de edifícios, Voordt abordou com maior ênfase a segurança e o design na arquitetura contemporânea. “O objetivo é uma forma de atuação que atenda às necessidades do ser humano, sem se distanciar do olhar estético. Estamos pensando as novas formas da arquitetura corporativa e novas maneiras de se trabalhar. Procuramos entender a conexão entre pessoas e construções, além da possibilidade de aliar design e estruturas que sejam capazes de prevenir crimes, por exemplo”, afirmou o palestrante.

Mudanças no ambiente físico podem reduzir ou aumentar a oportunidade de eventos criminais, bem como influenciar a sensação de segurança dos indivíduos. Voordt explicou a defensible space theory (teoria do espaço defensável), desenvolvida por Oscar Newman. De acordo com a ideia de espaço defensável, as pessoas que habitam o espaço são responsáveis pela segurança do local. Espaço defensável seria "um ambiente residencial cujas características de construção têm a função de permitir que os habitantes garantam sua própria segurança”. Newman defende que uma construção só é defensável se os residentes pretendem adotar esse papel vigilante, aliado a um bom projeto arquitetônico. Em resumo, o escritor define o espaço defensável como um fenômeno sociophysical.

O palestrante falou também sobre o desenho do espaço seguro e a importância de se planejar o ambiente de forma a transmitir não só a segurança em si, mas a sensação de que os indivíduos estão seguros. Assim, as possibilidades de se obter socorro e as conexões funcionais e visuais são importantes para os usuários. De acordo com o novo olhar da arquitetura, mais voltado às necessidades das pessoas, os elementos para criação dessa sensação são essenciais.

Theo JM van der Voordt realizou o lançamento de seu livro ao final do evento. 

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo