Desastre da mineração em Maceió é tema de Clube de Engenharia em Revista

Publicação oficial da entidade trata dos problemas causados à população pela exploração de sal-gema na capital alagoana

A oitava edição de Clube de Engenharia em Revista, publicação oficial da entidade, traz em sua capa um tema fundamental para o aprimoramento da atividade de mineração no Brasil. Enfocamos o desastre causado pela exploração de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas, onde uma população de 60 mil pessoas foi afetada pelo afundamento do solo. Mostramos que lições tirar desse episódio, a fim de que haja maior ênfase à prevenção contra acidentes no país.

Mas as externalidades da exploração dessas minas ainda são pequenas diante de todos os efeitos que da atividade humana sobre o planeta. As mudanças geológicas e climáticas são tão impactantes, que para muitos estudiosos já vivemos na época do Antropoceno. Suas características também foram abordadas nesta edição.

A publicação, por outro lado, resgata um episódio histórico marcante das últimas décadas no Brasil, que foi a participação da população na elaboração da Constituição de 1988. O Clube, bem como outras dezenas de entidades, colaborou de forma intensa na elaboração de emendas e nas discussões para sua aprovação. São fatos que foram narrados por pessoas que atuaram diretamente do processo na época e registrados pela revista.

Como em outras edições, a publicação aborda temas técnicos de interesse dos engenheiros e demais profissionais com afinidade com a entidade. Nesse sentido, trazemos matéria que coloca em evidência os avanços que estão sendo proporcionados pelo uso cada vez mais diversificado dos drones e as lacunas na regulamentação desses aparelhos. As aplicações da Inteligência Artificial na gestão de ativos estão também na ordem do dia e precisam ser mais conhecidas.

Num momento em que o país procura ampliar sua malha ferroviária, a revista saúda a criação do Instituto de Qualidade Ferroviária (IQF), que surge com a missão de ajudar a estabelecer uma maior padronização para o setor. O modal precisa de fato de maior atenção, tendo em vista, inclusive, o quadro atual da SuperVia, sistema de transporte metropolitano do Rio de Janeiro. Diversas entidades recomendam a retomada do controle desse patrimônio por parte do poder público. Com assuntos variados, voltados para o público em geral, a revista cumpre novamente seu papel de levar informação de qualidade de forma responsável e leva para a sociedade brasileira.

Tenham uma boa leitura, acessando a revista aqui.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo