Benedicto Humberto Rodrigues Francisco receberá o Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente de 2012

Por se destacar em suas posições, ações e projetos na luta pela preservação do meio ambiente, um dos mais atuantes associados do Clube de Engenharia - o geólogo Benedicto Humberto Rodrigues Francisco. Chefe da divisão técnica de Recursos Minerais e ex-chefe e subchefe da DTE de Meio Ambiente (DEA) -,receberá o tradicional Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente de 2012.

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964, Benedicto Humberto Rodrigues Francisco completou, na mesma instituição, seu mestrado e doutorado em Geociências, em 1976 e 1999, respectivamente. Com apoio direto da diretoria da Sociedade Brasileira de Geologia do Rio de Janeiro, o geólogo foi um dos primeiros a agir para impedir que a bacia sedimentar terciária de São Jose de Itaboraí, de notável importância cientifica, fosse transformada em lixeira logo depois de encerrada a atividade de mineração da Cia de Cimento Mauá. A luta em prol da preservação da bacia resultou na transformação da área em um Parque Municipal, em 1995.

A partir de suas pesquisas para a tese de doutorado, Benedicto Humberto Rodrigues Francisco localizou um monumento natural  de grande importância: arenitos de praia em sambaquis de Saquarema e a localização da fonte desse material em Jaconé. Esteve ligado à promoção de diversos eventos visando à preservação ambiental no Estado do Rio de Janeiro, entre eles o Aterro Sanitário de Seropédica, a despoluição da Baia de Guanabara e a preservação das Restingas de Maricá e Saquarema.

Além de ser professor adjunto da UFRJ,  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionou na Universidade Gama Filho e da Universidade Souza Marques. Participou de diversos eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, de bancas examinadoras de trabalhos de graduação e pós-graduação na área ambiental, tendo também prestado grande contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, sempre buscando a preservação do meio ambiente.

Além de uma destacada atuação no Clube de Engenharia, foi conselheiro da Sociedade Brasileira de Geologia, presidente da Associação de Geólogos do Estado do Rio de Janeiro e diretor da Federação Brasileira de Geologia (Febrageo). No CREA-RJ produziu e apresentou o Programa Planeta Terra da web-rádio do Conselho.

A solenidade de entrega será realizada no auditório do CREA-RJ, na Rua Buenos Aires, nº40, 5º andar, no dia 21 de setembro, sexta-feira, às 18 horas. Além de Benedicto, serão agraciados com o prêmio a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Luís Carlos Matos Marins (post mortem) e Maria do Carmo Barbosa de Oliveira.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo