Qual a política Industrial do Brasil?

Política Industrial   Governo Dilma prepara conjunto de ações para a implementação da segunda fase da Política de Desenvolvimento Produtivo, mas governo se esquiva em divulgar medidas. Criada em 2008 com o objetivo de nortear as ações de incentivo à indústria do governo Lula e dar sustentabilidade ao ciclo de expansão da economia brasileira, a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) trazia quatro aspectos principais: a ampliação da capacidade de ofertar, a preservação do perfil robusto do balanço de pagamentos, a elevação da capacidade de inovar e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ao final de 2010 – e do […]

Luz no fim do túnel

Política Industrial   Brasil importa trilhos da China construídos com minério extraído aqui. Timidamente indústria nacional ensaia reação O crescimento econômico do Brasil e as melhorias no campo social passam, irremediavelmente, pela reformulação das matrizes de transporte. A distorção contida na opção pela vasta malha rodoviária que cobre o país, sempre refletida nos altos custos de transporte de cargas e em cidades cada vez mais congestionadas, tem ficado evidente no cotidiano das grandes metrópoles. Buscando solucionar o problema, o Plano Nacional de Logística e Transportes, prevê para os próximos anos o maior investimento dos últimos 40 anos no setor ferroviário […]

O futuro nasce aqui

Petróleo/Política Industrial   Empresas privadas, públicas e academia unem esforços para transformar o Rio de Janeiro no epicentro criativo de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para a exploração do pré-sal No mundo industrial, um cluster é uma concentração de empresas e entidades que colaboram entre si para se tornarem mais eficientes. Geralmente, são formados por acordos de longo prazo que originam as chamadas “alianças estratégicas”. O Vale do Silício, que abrange várias cidades do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, é o mais emblemático conglomerado de empresas que, desde a década de 50, se instalam ali com o objetivo de […]

A escassez de engenheiros e a renovação da engenharia

Evasão universitária ameaça o crescimento do país e força o debate sobre a reformulação do currículo básico dos cursos de engenharia O Brasil voltou a crescer e, de acordo com previsões de especialistas, continuará crescendo. A notícia só não é plenamente boa porque, se não houver uma mudança estrutural no cenário acadêmico, sobrarão vagas e faltarão profissionais. No centro da crise, a engenharia, mola mestra do crescimento sustentável, imprescindível para que o desenvolvimento nacional mantenha o atual quadro. O cenário mundial exemplifica bem a gravidade da situação: enquanto o Brasil forma 30 mil engenheiros por ano, a Coréia do Sul […]

O debate da Linha 4 do Metrô

Transporte O Clube de Engenharia segue na luta por maior interlocução entre sociedade e gestores públicos, em defesa de um traçado que atenda melhor às necessidades da população Pela segunda vez, representantes do governo do estado e sociedade civil se reuniram em audiência pública para discutir o projeto e a execução das obras da Linha 4 do Metrô do Rio, que ligará a Zona Sul à Barra em uma continuação da Linha 1, que hoje divide os trilhos com a Linha 2. Como objetivo de debater do percurso aos impactos ambientais das obras na Zona Sul, a audiência do dia […]

Debate qualificado sobre o Trem de Alta Velocidade

Conselho Diretor/Linha 4 do metrô Conselho Diretor do Clube de Engenharia recebe Bernardo Figueiredo, diretor geral da ANTT O eixo Rio – São Paulo é a região mais populosa do Brasil. São 36 milhões de habitantes que representam 40% do PIB nacional. Comum a demanda crescente de deslocamento no eixo, estimada em cerca de 33.6 milhões de passageiros por ano em 2008, o governo trabalha para que ela seja atendida. Construir uma segunda Via Dutra e novos aeroportos seriam obras complexas, dada a falta de espaço disponível e os transtornos causados. Diante desse dilema e da possibilidade de criar uma […]

Engenheiros lançam manifesto pela Comissão da Verdade e Justiça

Clube de Engenharia recebe assinaturas e contribui para a mobilização nacional   Para contribuir com o debate nacional sobre a importância da Comissão da Verdade, as principais entidades de classe que representam os engenheiros lançaram uma carta pública no final de março. O "Manifesto dos Engenheiros pela Comissão da Verdade" foi uma expressão de total apoio à apuração dos crimes cometidos durante a ditadura civil-militar no Brasil. Além disso, o documento exige a pronta indicação dos nomes de quem fará parte da Comissão. A Comissão da Verdade foi criada pela Lei 12.528, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, em novembro do […]

Novas tragédias trazem à tona velhos debates

Enchentes no Rio   Em 2010, deslizamentos de terras mataram 302 pessoas e feriram outras 370 em todo o Brasil. Em inundações, 13 morreram e 48 ficaram feridos. Pouco mais de um mês após a tempestade da noite do dia 11 e madrugada do dia 12 de janeiro de 2011, a contagem de mortos já chega a 894 em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis. Minas Gerais e São Paulo também sofreram, em menor grau, os efeitos das tempestades. O número de mortos e feridos assusta, mas, lamentavelmente, não surpreende. Ano após ano as catástrofes naturais fazem novas vítimas. O assunto […]

Drenagem da cidade do Rio de Janeiro

Enchentes no Rio Certamente sabemos que, ao longo do tempo, o Rio de Janeiro foi, pelo crescimento, aumentando a sua área impermeabilizada, quer seja pelos novos pavimentos (ruas e calçadas), pelos telhados, pela diminuição dos quintais, etc. Também sabemos que as encostas foram devastadas pela ocupação desordenada. As matas dos morros, funcionam como uma toalha, já que recebem as águas das chuvas e as despejam lentamente, após absorverem uma parte, segundo a ação da gravidade. Com a desordem urbana nos morros, temos agora a impermeabilização aumentada e não temos mais a vegetação para reter a água, resultando em consequência a […]

Movimento pela aceleração do transporte ferroviário

Mobilidade Urbana   O Clube de Engenharia foi palco de um dos mais expressivos atos públicos dos últimos tempos em defesa do transporte de qualidade. Com a participação de cerca de 350 pessoas, entre autoridades, gestores públicos e lideranças populares foi lançado no dia 29 de novembro, às 18 horas, no 25º andar, o Projeto Central. Com alternativas de baixo custo, soluções viáveis e propostas que resultam de um amplo debate com a sociedade, o projeto é considerado importante contribuição para a formulação de políticas públicas. O custo de R$ 122 milhões é considerado muito baixo para um projeto que […]

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