Revista faz radiografia do transporte público no país

Terceira edição da publicação oficial do Clube de Engenharia apresenta soluções contra o caos no setor

A terceira edição de Clube de Engenharia em Revista põe em evidência os problemas de um setor vital para o exercício da cidadania e para a retomada do crescimento do país. A situação dos transportes públicos beira o caos, em parte devido à pandemia, mas também por conta de distorções históricas. A publicação traz, portanto, matérias que abordam as deficiências desses sistemas e apresenta soluções para eles, através de um decálogo que deve nortear as políticas para a mobilidade, não só urbana, mas sobretudo humana.

Mais uma vez, a revista eletrônica do Clube disponibiliza para o público um rol de matérias que tratam de temas fundamentais para a atualidade e expõem os desafios para o desenvolvimento do país, de forma soberana e justa. As Telecomunicações voltam a ser motivo de atenção por conta dos problemas verificados na implantação do 5G e da crise de uma das maiores empresas do setor: a Oi. A disputa pela responsabilidade pelos custos do uso da infraestrutura de comunicação por dados é outro assunto que entrou em debate.

Os avanços tecnológicos, por sinal, continuam recebendo a atenção da entidade, que acompanha o desenvolvimento da inteligência artificial. Até as artes estão sendo influenciadas pelas plataformas digitais, gerando polêmica. Como não podemos deixar de lado o passado, incluímos o tema da pandemia da gripe espanhola, que causou estragos no mundo, no Rio e no próprio Clube.

Também merece foco o setor educacional do país, que assiste a uma explosão de matrículas em cursos de Engenharia online. Mas não nos limitamos a tratar do Ensino Superior. A publicação explora a experiência exitosa do Instituto Rogerio Steinberg e do legado do programa que criou os Cieps no Estado do Rio.

Para ler a revista, acesse o link.

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo