Na disputa por uma vaga no Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o Clube de Engenharia enfrenta concorrência, no mínimo, polêmica. Um representante das empresas prestadoras de serviços de internet entrou na disputa, embora  devesse se candidatar ao mandato destinado ao segmento a que pertence. Com o apoio de fóruns com atuação verdadeiramente comprometida com os interesses da sociedade civil, o Clube destaca que é sobre a sociedade que incidem as consequências das decisões que norteiam os serviços de telecomunicações. O Ministério Público já precisou intervir em outras ocasiões para garantir a vaga dos representantes da sociedade civil. O objetivo é fazer com que não predomine uma visão única sobre o assunto.

Para a vaga dos prestadores de serviços, também em disputa, a briga está estabelecida. Existem três pretendentes: a Associação Brasileira das Emissoras de Radio e Televisão (ABERT, entenda-se Globo, Bandeirantes, Record e SBT, entre outras), a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA, entenda-se Net, Sky, Oi e Telefônica, entre outras) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel e Pessoal (SindiTelebrasil, entenda-se Embratel, Vivo, Claro, Telefônica, Oi, Claro, Nextel etc.) oficializaram suas candidaturas, incluindo o nome de um ex-ministro.

A concorrência pesada é um dos motivos para o concorrente do Clube fugir da disputa pela vaga no seu segmento de prestadores de serviço, que está congestionado, e indevidamente invadir o espaço das candidaturas da sociedade civil. “Acreditamos que erros do passado não vão se repetir e nem interferir na indicação do Clube de Engenharia, único legítimo representante da sociedade civil ao Conselho Consultivo da Anatel”, afirmou Marcio Patusco, um dos Diretores Técnicos do Clube de Engenharia e indicado como representante do Clube na disputa.

Neste cenário, o peso da sociedade civil começa a se fazer sentir. Ao fazer a busca no google  ‘conselho consultivo Anatel candidatura’, dia 18 de fevereiro, nove dos dez primeiros resultados fazem referência à candidatura do Clube de Engenharia, com publicações em sites, blogs e redes sociais.

O Clube de Engenharia é amplamente apoiado por entidades de destaque da sociedade civil, entre eles, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Central Única dos Trabalhadores (CUT),  Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Instituto Telecom, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações do Estado do Rio De Janeiro (Sinttel-Rio), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro(Crea-RJ), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Sociedade Digital (SOCID).

Receba nossos informes!

Cadastre seu e-mail para receber nossos informes eletrônicos.

O Clube de Engenharia não envia mensagens não solicitadas.
Pular para o conteúdo